MULTITUDE, São Paulo


multitude
Datas: De 30 de maio a 10 de agosto, 2014
Lugar: SESC Pompeia.
Cidade: São Paulo.
Curadoria: Lucas Bambozzi, Andrea Caruso.

http://www.sescsp.org.br/multitude/mapeamentos/

Entre os dias 22 e 27 de abril, por meio de um workshop, foi criado um mapeamento de São Paulo que buscou revelar as noções de bem comum na cidade.

O projeto surgiu em Atenas em 2010, e seguiu para Istambul, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, antes de chegar a São Paulo em 2014. Parte da noção de comum, conceito desenvolvido por Antônio Negri e Michael Hardt, que pressupõe que, em nosso mundo atual, a produção da riqueza e a vida social dependem em grande medida da comunicação, da cooperação, dos afetos e da criatividade coletiva.

A cultura brasileira é rica na prática dos chamados commons, originários de nossas tradições indígenas (malokas), ibéricas (comunas), africanas (quilombos). Porém a atual configuração do mercado e do capital tem aniquilado as manifestações do comum no espaço urbano.

São Paulo é considerada, junto a Los Angeles ou Johannesburgo, o exemplo perfeito das cidades NIGBY (Not In My Back Yard, “Não no meu quintal”) – metrópoles orientadas para a cultura dos shopping centers, dos carros particulares e dos condomínios fechados.

O workshop “Mapeando o Comum em São Paulo”, realizado com apoio do Projeto Multitude, propôs um mapa coletivo, que aponta ações que redefinem a noção de bem comum na cidade. Teve como objetivo identificar iniciativas entre o comum urbano e as manifestações contemporâneas interconectadas.

Por meio deste mapeamento, de discussões e da geração de conteúdo audiovisual, os participantes, juntamente com os orientadores, tem produzido uma instalação, que estará na exposição do projeto Multitude a partir de 30 de maio.

Clique aqui e conheça o mapa gerado pelo projeto!

Grupos de trabalho

Apropriações impróprias e vazios apropriáveis
Camila, Karina, Vanessa, Felipe

Superfícies Urbanas
Natacha Rena, Felipe Brait, Sato

Arte Multitudinária
Natacha Rena, Felipe Brait, Sato, Brígida Campbell, Fernanda Grigolin

Água
Fabiano Faloppa, Vanessa Ferreira, Letícia Vasconcellos

Populacão em Situação de rua
Orlando, Paula, Movimento Pop Rua

Poéticas do feminino
Angela e Carolina

Teatro Hacker
Pedro Paulo Rocha, Renato Fabri, Daniel Gonzales, Rita Wu, Marcela Lucatelli

Patrimônio
Lilian

Commons digitais
Margot Pavan, Henrique Parra, Breno Castro, Felipe Cabral, Bernardo Gutiérrez